Entenda o projeto

Formulado em parceria com a Fundação Getulio Vargas, o Mapa Estratégico do Comércio reúne dados socioeconômicos das oito regiões fluminenses (Centro Sul, Costa Verde, Médio Paraíba, Noroeste, Norte, Serrana, Baixada Litorânea e Metropolitana) e se debruça especialmente sobre temas que afetam diretamente a economia do Estado e o desempenho do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, como Educação, Segurança, Infraestrutura e Ambiente Empresarial.

Além de identificar vocações e oportunidades, o Mapa é um instrumento estratégico para a atuação do Senac RJ e do Sesc RJ, braços de Educação Profissional e Sociocultural do Sistema Fecomércio RJ, respectivamente.

As rodadas regionais do Mapa do Comércio são um desdobramento da segunda edição do Mapa, lançada em outubro de 2015, no hotel Copacabana Palace. Com os encontros, os atores locais participarão de um Grupo de Trabalho, formado por um grupo eclético que redigirá propostas personalizadas de acordo com as vocações regionais fluminenses, identificando similaridades e diferenças entre as economias dos municípios. Esse trabalho será feito durante os dias do Mapa e farão parte de uma proposta que será encaminhada ao Poder Público.

Em 2016 foram realizados onze encontros em diferentes municípios do Estado do Rio, como Angra dos Reis, Miguel Pereira, Três Rios, Volta Redonda, Barra do Piraí, Valença, Teresópolis, Itaperuna, Barra Mansa, Rio das Ostras e Petrópolis.

Em 2017, as rodadas seguem para Cabo Frio, Macaé, Nova Iguaçu, São João de Meriti e Niterói.