Mapa Estratégico do Comércio RJ em Nova Iguaçu

O Sistema Fecomércio RJ realiza dia 6 de abril o encontro regional do Mapa Estratégico do Comércio em Nova Iguaçu, na Região Metropolitana do Rio. O evento na região conta com a parceria do Sindicato do Comércio Varejista de Nova Iguaçu (Sincovani). Esta é a 13ª edição dos encontros e serão realizados diversos painéis com formadores de opinião e jornalistas como Cristiana Lobo, Flávia Oliveira, Flávio Fachel, Andrea Ramal, Antônio Gois, Washington Fajardo, José Mariano Beltrame, Marcelo Neri, Guilherme Velho e Luiz Paranhos Velloso.

O encontro será realizado no Hotel Mont Blanc Suítes, na Travessa Carlos Cardoso Távora, 201 – Jardim São João – Nova Iguaçu. As palestras do Mapa Estratégico do Comércio são abertas ao público e as pré-inscrições devem ser feitas aqui no próprio site.

O Mapa do Comércio
Levantamento que fundamenta as propostas para o crescimento sustentável do setor no estado do Rio de Janeiro, no período de 2015 a 2020.

As rodadas regionais do Mapa Estratégico do Comércio são um desdobramento da segunda edição do Mapa, lançada em outubro de 2015, no hotel Copacabana Palace. Com os encontros que se iniciaram em 2016 e que continuam este ano, os atores locais – empresários e autoridades públicas – participarão de um Grupo de Trabalho, formado por um grupo eclético que redigirá propostas personalizadas de acordo com as vocações regionais fluminenses, identificando similaridades e diferenças entre as economias dos municípios.  Esse trabalho será realizado no dia do Mapa e fará parte de uma proposta que será encaminhada ao Poder Público.

Os encontros regionais tiveram início na Região de Costa Verde (Angra dos Reis) no final de março de 2016. O Mapa depois passou por Miguel Pereira, Três Rios, Volta Redonda, Barra do Piraí, Valença, Teresópolis, Itaperuna, Barra Mansa, Rio das Ostras, Petrópolis e Cabo Frio.

Formulado em parceria com a Fundação Getulio Vargas, através da FGV Projetos, o Mapa do Comércio reúne dados socioeconômicos das oito regiões fluminenses (Centro Sul, Costa Verde, Médio Paraíba, Noroeste, Norte, Serrana, Baixada Litorânea e Metropolitana) e se debruça especialmente sobre temas que afetam diretamente a economia do estado e o desempenho do setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, como Educação, Segurança, Infraestrutura e Ambiente Empresarial.

 

Nova Iguaçu
No encontro em Nova Iguaçu serão discutidas as potencialidades da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, composta ainda por outros 20 municípios: Tanguá, Paracambi, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito, Seropédica, Japeri, Itaguaí, Queimados, Maricá, Nilópolis, Mesquita, Itaboraí, Magé, São João de Meriti, Belford Roxo, Niterói, Duque de Caxias, São Gonçalo e Rio de Janeiro.

A região possui uma dimensão territorial de 6,7 mil km², o que corresponde a 15,4% do território do Estado do Rio de Janeiro. Todos estes municípios somaram em 2016 uma população total de 12,3 milhões de pessoas, segundo as estimativas do IBGE, o que corresponde a 74% do estado. Apenas a população de Nova Iguaçu foi estimada em 797 mil habitantes, sendo o 4º município do estado em termos de população. O PIB da região é de R$ 439 bilhões (valores de 2014), o que corresponde a 65% do PIB do RJ e o de Nova Iguaçu é de R$ 15 bilhões.

Em Nova Iguaçu, o setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo é composto por mais de 9 mil estabelecimentos, sendo 87% microempresas (com até 9 empregados). Esses 9 mil estabelecimentos geram cerca de 54 mil postos de trabalho. Esses postos estão distribuídos de forma equilibrada entre homens e mulheres (51% e 49% respectivamente) e são ocupados principalmente por trabalhadores que possuem o ensino médio completo (58% do total).

 

 


Inscrições Encerradas


Agenda do evento

Quinta-feira, 06/04/2017


10h00

Palestra - Conjuntura Econômica do Brasil e Perspectivas
Miriam Leitão

11h15

Painel - Educação Profissional
Andrea Ramal
Antonio Góis

14h00

Painel - Desafios para as Cidades (Inteligentes e Sustentáveis)
Washington Fajardo
José Mariano Beltrame
Flávio Fachel

15h15

Painel - Fortalecimento do Comércio: Financiamento Empresarial
Marcelo Neri
Flávia Oliveira

16h30

Painel - Desburocratização e empreendedorismo
Guilherme Velho
Luiz Paranhos Velloso
Cristiana Lobo

Agenda do evento

10h

Palestra - Conjuntura Econômica do Brasil e Perspectivas
Miriam Leitão



11h15

Painel - Educação Profissional
Andrea Ramal
Antonio Góis



14h

Painel - Desafios para as Cidades (Inteligentes e Sustentáveis)
Washington Fajardo
José Mariano Beltrame
Flávio Fachel



15h15

Painel - Fortalecimento do Comércio: Financiamento Empresarial
Marcelo Neri
Flávia Oliveira



16h30

Painel - Desburocratização e empreendedorismo
Guilherme Velho
Luiz Paranhos Velloso
Cristiana Lobo